Mais de 15.000 pessoas passaram este fim de semana no Centro Dragão do Mar para assistir a festa da cultura popular instalada na Praça Verde e aplaudir a animação de mais de 600 brincantes de quadrilhas juninas de todo o Nordeste, durante o XII Festejo Ceará Junino. Ao todo, os nove estados nordestinos estiveram representados no evento, que foi sede do VIII Campeonato Nordestino de Quadrilhas (o Nordestão), nos dias 10 e 11 de julho.
E quem levou para casa o título de Campeã Nordestina foi a quadrilha Luar do Sertão, de Alagoas. A vice-campeã foi a quadrilha do Rio Grande do Norte, dança Nordeste, seguida da Raio de Sol , de Pernambuco.
É a primeira vez que o estado do Piauí compete com os outros estados do Nordeste, poís esse ano de 2010 é o primeiro ano que a Federação do Piauí (FEPIQ - Federação Piauiense de Quadrilhas Juninas) tendo como Presidente Leonardo Carlos que logo organizou a situação da Federação que está legalizada e filiada a UNEJ (União Nordestina de Entidades Juninas). O Piauí foi bem representado pela Quadrilha Junina Lua de Prata de Demerval Lobão com o tema "POESIA EM CORDEL" abrilhantando o festival, levando o público presente ao delírio e emoção a cada coreografia dançada pelos brincantes da quadrilha.
O evento tem promoção da Comissão Cearense de Folclore (CCF), Federação das QuadrilhasJuninas do Ceará (Fequajuce) e União Nordestina das Quadrilhas Juninas (Unej).
A Luar do Sertão também levou a premiação de melhor Noivo e Noiva.
A Cheiro de Terra levou o prêmio de melhor Rainha.
Confira aqui a classificação:
1. LUAR DO SERTÃO (AL)
2. DANÇA NORDESTE (RN)
3. RAIO DE SOL (PE)
4. CHEIRO DE TERRA (CE)
5. FAZENDA NORDESTINA (PB)
6. LUA DE PRATA (PI)
7. RENOVAÇÃO DO FORRO (BA)
8. SECULO XX (SE)
9. ARRAIA DO PATATIVA (CE)
10. SUVACO DE COBRA (MA)
Por